quinta-feira, 16 de agosto de 2018

ASSISTA A MAIS UM VÍDEO DA SÉRIE, CONHECENDO AS AVENTURAS DO MAIOR ORGANIZADOR DE EVENTOS CULTURAIS DO SÉCULO XX DO NOSSO MUNICÍPIO


Essa é a quarta edição dessa série de vídeos que estamos apresentando ao público através das redes sociais. Ela relata a atuação do criador dessa modalidade de eventos na área da educação, cujo evento enriqueceu os horizontes do saber dos alunos nas áreas multiculturais. Setores visitados: Ciência e da tecnologia (Aeroporto Augusto Severo), da cultura (Museu Câmara Cascudo), Monumento histórico do período colonial (Forte dos Reis Magos), recreação e laser (visita a praia de Ponta Negra). Trata-se de uma grande excursão a capital do Estado, num ônibus do senhor Antônio Barbosa que saiu cheio de estudantes.

Entrevistado por esse blog, o criador desse tipo de modalidade de evento cultural nas escolas de Japi, Edson Batista dos Santos, os principais objetivos foram conhecer os maiores centros culturais de Natal e para complementar o aprendizado dos alunos de maneira diferente do tradicional: Alegre, divertido e dinâmico. Ele disse que foi difícil quebrar as barreiras do paradigma do modelo tradicional de ensino, porém tudo é possível
para quem confia em Deus.

Segundo Edson, essa e outras excursões que ele fez foram realizadas sem ajuda de órgãos públicos ou privados. Um pouco de contribuição dos alunos, parte do professor organizador, inclusive foi realizado bingo, incluindo pagamento na contratação da filmadora que gravou os fatos, para que hoje vocês possam assistir esse legado que será perpetuado daqui para frente, por toda geração japiense e, com todo cuidado e responsabilidade para que tudo ocorresse em paz. Para isso foi necessária muita fé no Deus todo poderoso, dedicação e objetivo. O que lhe custou lutas, sacrifícios e estreses, mas valeu. Tudo deu certo. Hoje temos este rico legado registrado num vídeo que comprova tudo. Expressou-se o escritor. O blog: Japi em Foco já apresentou quatro vídeos dessa série, veja.
          

  (1º) – Foi  o vídeo que trata de um documentário que o autor inteligentemente fez com a nossa poetiza Francisca Confessor, antes que ela falecesse. Esse documentário está à disposição neste Blog, Japi em Foco, autorizado pelo escritor, Edson e pela poetisa quando ela era viva. Acredito que ele (Edson) foi a única pessoa do município que teve essa criatividade zelosa e o cuidado de preservar em vídeo a memória e a pessoa viva da história de vida e os poemas de Francisca Confessor. Ele disse também que há um grande documentário da vida de Antônio Branco, quando ele fez aniversário. Esse ainda não foi exibido.

              (2º) – Foi o vídeo que trata da 1ª comemoração da Emancipação Política do Município e da implantação das primeiras brincadeiras culturais, que teve seu início em 1994 e teve seu ápice em 2000 com uma das maiores comemorações dessa modalidade até o então, cuja foi organizada por Edson Batista. O vídeo está à disposição no Blog: Japi em foco.

              (3º) – Foi o vídeo que trata da 1ª marcial que veio para a cidade, cuja pertencia a ele, porém no ano seguinte ele a dou ao município,  e do 1º grande desfile estilístico que contou com a presença de todas as escolas do município (rurais e urbanas) ocorrido no ano de 2000. Também está à disposição no blog. Japi em Foco.

              (4º) – Foi o vídeo que trata da maior excursão que já houve até hoje no município que foi organizada pelo mesmo autor: Professor Edson. É essa que vai ser apresentada agora nesse Blog: Japi em Foco. Creio que como o desfile, esse vídeo vai repercutir em alguns outros países. Especificamente aonde estão alguns japiense: Suíça, França e Argentina e também em outras cidades e estados brasileiros: Santa Catarina, Rio de Janeiro, São Paulo e Natal aonde há muitos filhos de Japi morando. Continuando a entrevista, O blog Japi em Foco perguntou ao escritor se há mais documentários em sua casa e, ele disse que há dezenas de vídeos a serem reproduzido. Ele disse ainda: “Acredito que até o final do ano 2019 tudo será apresentado nas redes sociais”. São obras enriquecedoras e de grandes conhecimentos culturais, que serão evidentemente eternizadas nas memórias dos japienses. O Blog Japi em Foco (Tiago Rufino) concluiu dizendo: Acredito que depois de evidenciar todos esses fatos de grande relevância cultural, cujas estamos exibindo nessa série e, de tantos outros que serão apresentados em breve de autoria dessa mesma pessoa, tenho a convicção e indiscutivelmente, que esse filho da terra, Edson Batista é o maior representante da cultura do município na atualidade. É inaceitável que haja alguém que tente obscurecer esses fatos, haja vista que são todos transparentes: Em vídeos e em lei.

Além de ser o autor da maior obra histórica do município, cuja revolucionou outras cidades da região do Trairi (o livro JAPI TERRA QUERIDA), que está levando e tornando conhecido o nome do município e da cidade, sendo lido e apreciado por pessoas daqui e de fora. Durante a entrevista o escritor falou da propagação e a onde a história de Japi já chegou e a quem chegou por intermédio do livro. como é o caso do desembargador Vivaldo Pinheiro, Juízes, promotores, advogados, governador, senadora Fátima Bezerra, deputado, professores e estudantes. Também, Socorro, a diretora da Biblioteca Pública de Santa Cruz se expressou: “Já li o livro de Japi, e digo com toda convicção, que é uma das mais importantes obras da região”. Vale salientar também, que Edson é o autor da música e da melodia do hino do município juntamente com a professora Ivonete, segundo atas: da reunião da elaboração do hino, da casa legislativa e da Lei  Municipal, Nº 188
DE 1999.

ASSISTA AGORA O VÍDEO DA QUARTA EDIÇÃO DO AUTOR: A excursão.