segunda-feira, 4 de junho de 2018

Mudem esse nome por favor!


Resultado de imagem para escola municipal Emílio Garrastazu MédiciHoje ouvi no rádio um pequeno trecho de uma entrevista do governador da Paraíba, Ricardo Coutinho. O assunto discutido era educação e me chamou a atenção uma das ações levantadas no governo de Coutinho quanto a esta pasta: a mudança do nome de uma escola estadual paraibana.

Não sei em que cidade fica, nem me recordo qual o nome que a escola recebeu, no entanto, o que é necessário saber é que a denominação anterior do local de ensino era "Escola General Costa e Silva".

Parece um gesto simples, sem nenhum efeito, mas não. É de uma grandiosidade tremenda que foi, infelizmente, tardiamente exercida. 

Sou pessoa leiga no que diz repeito aos caminhos da pedagogia, no entanto, entendo que a educação que se prese é aquela que estimula a curiosidade do aluno, aquela que torna o estudante independente: um verdadeiro arqueólogo do conhecimento. Nesta educação, que é a que o Estado deve objetivar, os meninos e meninas certamente teriam a curiosidade de saber quem foi o General Costa e Silva. Ao descobrirem que foi um dos maiores (talvez o maior) carrasco entre os presidentes militares, certamente não gostariam de ter sua escola nominada pelo ferrenho ditador.

Talvez seja por este motivo que nem dei atenção ao novo nome da escola, certamente alguém que de fato merecia tal homenagem, mas, o mais importante é que o "Costa e Silva" saiu da fachada.

Neste sentido, penso que nas nossas adoradas terras japienses devemos seguir o exemplo do que feito em solo paraibano. Temos uma escola na zona rural com o nome de Emílio Garrastazu Médici. Ora, além da figura escolhida para nominar a escola ser de péssimo gosto, nos mesmos moldes do seu antecessor Costa e Silva; temos pessoas (inclusive saudosos japienses) que indiscutivelmente merecem tal honraria.

Apelo, portanto, aos nobres Vereadores, que certamente terão o apoio incondicional do Prefeito neste mister, para que salvem as crianças de uma fachada ditatorial em um espaço que deve ser pautado pela democracia e pela liberdade, que é a escola. 

Mudem esse nome por favor!



Por: Antoniel Medeiros