quarta-feira, 16 de maio de 2018

Entrevista com idealizador e organizado da primeira festa de Emancipação Política de Japi

O blog Japi em Foco entrevistou Edson Batista dos Santos, o idealizador, precursor e incentivador da comemoração da Emancipação Política do município de Japi, especificamente no meados da década de 90.



Na entrevista que deu ao blog, Edson falou de como tudo começou. Ele disse que a ideia de comemorar o dia do aniversário de Japi surgiu depois que ele participou de uma comemoração emancipatória da cidade de Santa Cruz/RN, fato esse, que aconteceu no ano de 1993 na referida cidade. Ele disse ainda, que depois que assistiu a tudo que aconteceu em Santa Cruz, pensou logo em o que fazer para comemorar o aniversário da nossa cidade. Então, no dia 19 de maio de 1994, ele organizou a primeira festa em comemoração ao dia da Emancipação Política do município de Japi. Para tanto, um dia anterior à comemoração (dia 18 de maio) convidou a população urbana através de um carro de som que alugara vindo da cidade de Santa Cruz e, no dia seguinte (19/05), de maneira muito simples, na parte da manhã ele organizou um torneio de futebol. Na parte da tarde, ele organizou uma série de brincadeiras como: Pau de cebo, quebra panela, corrida de saco, corrida de jegue, corrida de bicicletas e atletismo. Em 1995 e 1996 ele repetiu as mesmas brincadeiras, embora tenha ampliado um pouco mais. Então, a partir de 1997, o poder executivo determinou dia feriado e começaram a participar e apoiar as comemorações da Emancipação Política do município e, agora já faz parte do calendário de eventos festivos e culturais da cidade. Embora assim, antes de 1994, essa data só foi comemorada no dia 19 de maio de 1959, quando aqui, o Povoado e Vila de Japi passou a ser Município de Japi.

O blog perguntou a Edson se ele tinha algum documento que possa comprovar isso, então ele disse que tem fitas gravadas. Ele disse que as fitas de 1994 e1995 estão para serem reproduzidas em CDs. As quais são muito interessantes, mais nos cedeu uma fita que ele reproduziu ultimamente para passar no evento do lançamento do seu livro. No CD está a gravação da comemoração da emancipação política do ano de 2000. Quando ele sozinho dirigiu todos os eventos de maneira simultânea. Nesse documentário você pode observar o talento e criatividade dele. Dirige pau de cebo, quebra panela, corrida de jegue e o maior trem da alegria que já passou por aqui e, a noite foi animada pela banda Xodó. Interessante é ver como o povo se juntou e participou nesse dia. Especificamente as crianças quando corriam para participar da volta que o trem dava pelas ruas da cidade. É importante salientar que nesse dia, toda despesa foi paga pela prefeitura de Japi. Edson apenas organizou e dirigiu toda a programação.
O blog leu com bastante atenção as páginas do livro JAPI TERRA QUERIDA. Nas páginas 330, 331 e 332, quando a professora pedagoga, Edjane Arcanjo citou o talento desses japiense.

ASSISTA O VÍDEO DAS FESTIVIDADES DO ANO 2OOO: