sexta-feira, 27 de abril de 2018

Aconteceu em Japi: O sequilho envenenado


Este fato ocorreu na cidade de Japi, há muitos anos atrás. Foi quando o senhor Luiz Pedro, o “fazedor de sequilho”, mandou comprar goma em Araruna, por uma pessoa que era seu amigo, e aconteceu que essa pessoa comprou goma a uma senhora de idade avançada, a qual era intrigada do senhor Luiz Pedro. Sabendo que a compra ia para a casa de Luiz Pedro, a senhora que vendeu pôs veneno dentro da goma. Isso aconteceu no ano de 1960, e, segundo Pedro Lopes, era com a venda de sequilhos que o senhor Luiz Pedro comprova o alimento de sua família.

 Todos os dias, na parte da tarde, costumeiramente ele saía de casa em casa, pelas ruas da pequena cidade de Japi, vendendo esse produto. O pobre vendedor não sabia que um dia ia fazer sequilho com goma envenenada e vender aos seus clientes, mas aconteceu. No dia em que ocorreu esse fato, logo após Luiz terminar de fazer os sequilhos, saiu vendendo-os às pessoas da cidade, como era de costume. De repente, correu o boato: “Os sequilhos de Luiz Pedro estão envenenado”. De imediato, ele parou de vender o seu produto. Várias pessoas que comeram os sequilhos passaram mal e foram socorridas pelos médicos e farmacêuticos da época (Severino Barbosa, Virgílio Costa, entre outros). Segundo o senhor Antônio Barbosa, entre os pacientes que ficaram envenenados naquele dia, ele foi um deles.

Os sequilhos que as pessoas tinham comprado e o restante que o vendedor ainda tinha para vender foram todos imediatamente enterrados na areia do Rio Jacu. Gordinho de Ernestina, que era um menino muito sapeca, fazedor de travessuras e que comia de tudo, viu onde foram enterrados os sequilhos. Horas depois, foi ao local, desenterrou muitos sequilhos da areia e comeu-os até dizer chega, e não teve nem sequer uma dor de barriga.
Resultado de imagem para sequilho

Essas e outras Histórias sobre a nossa cidade você encontra no Livro: JAPI TERRA QUERIDA, EM FATOS E FOTOS.

O livro encontra-se a venda nos seguintes endereços:
Livraria Felix, Rua Manoel Medeiros;
Residência do Autor, Rua Manoel Medeiros, Nº59; Telefone: 98754-3576
Blog Japi em Foco, Rua Clara Nunes, 75;
Blog Joabson Silva, Madrinha Salvina;
Em Santa Cruz, você irá encontrar:
 Na livraria Educativa, na Praça Coronel Mergelino, centro.