quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Com bençãos e noites temáticas, começa hoje a Festa de São Sebastião em Japi

Depois de Sítio Novo e São Bento do Trairi, mais uma comunidade da região celebra o seu padroeiro São Sebastião. A partir de hoje (18), o santo será festejado pelos fiéis de Japi durante dez dias, onde serão feitas novenas e missas a partir das 19h, seguidas por eventos culturais e profanos.

A programação de abertura começa às 18h com a 17ª Carreata de São Sebastião, que sairá do Sítio Pedra Preta conduzindo a imagem do santo pelas ruas da cidade. Em seguida, às 19h, haverá missa e hasteamento de bandeiras.

O tema escolhido para a festa este ano é: ''A exemplo de São Sebastião, somos chamados a servir com fé e testemunho na igreja e na sociedade''.

História

A história nos conta que São Sebastião nasceu na Itália, chegou a ser considerado um dos oficiais prediletos do imperador, mas nunca deixou de ser um cristão e fazia de tudo para ajudar os irmãos na fé, convertendo muitos ao cristianismo. Em certa ocasião, Sebastião foi denunciado, que não negou a sua fé e foi condenado à morte, sem direito à apelação.

Sebastião não morreu e foi até imperador, novamente, censurando-o pelas injustiças cometidas contra os cristãos e o acusou de inimigo. Mas ele não teve uma segunda chance e foi açoitado até a morte em 20 de janeiro de 288.



Joabson Silva