sexta-feira, 24 de março de 2017

Estudante Japiense vai para o México representar o IFRN

A imagem pode conter: 3 pessoas
Estudantes e professores dos campi Santa Cruz e Pau dos Ferros do IFRN voltaram de Lages, Santa Catarina, com motivos de sobra para comemorar. Eles representaram o Rio Grande do Norte na Infomatrix Brasil, que aconteceu de 13 a 16 de setembro na cidade catarinense, e agora vão alçar voos mais altos. 

A equipe do campus de Santa Cruz apresentou um projeto na categoria robótica e recebeu o prêmio máximo na competição. Além de medalhas de ouro e de platina, foram credenciadas para representar o país na Infomatrix Mundial. A equipe do Campus Santa Cruz conquistou o ouro e foi credenciada para a Infomatrix Latinoamerica, no México. A Infomatrix é um evento mundial que visa a incentivar a inovação em jovens cientistas. 

CAMPUS SANTA CRUZ
O Campus foi representado pelos estudantes Alex Bruno da Paz Silva e Lucas Andriê da Costa Pinto. Lucas é do técnico integrado em Mecânica. Alex já concluiu o técnico e hoje é aluno da licenciatura em Matemática. Eles apresentaram o projeto "Energia do Sertão - microgeração de energia em casas da zona rural nordestina", que conquistou medalha de ouro e foi credenciado para a Infomatrix Latinoamerica, que acontece em Guadalajara, no México.  O projeto consiste na implementação de uma unidade de micro geração de energia fotovoltaica e eólica com o fim de fornecer energia elétrica para casas que não são atendidas pelas redes concessionárias de energia. Também, para famílias das zonas rurais que têm dificuldade no pagamento da conta no final do mês. A circuitaria utilizada para implementar a unidade de microgeração é proveniente de lixo eletrônico, minimizando o custo do projeto e contribuindo para a diminuição do crescimento do lixo. O projeto é orientado pelos professores João Teixeira e Salomão Sávio. Durante a competição, os estudantes foram acompanhados pelo professor Luis Araújo, de Mecânica.

Portal IFRN