quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Previsão é de chuvas para todo o RN nos próximos dias

chuva em currais
Com as chuvas registradas em boa parte do Rio Grande do Norte nos últimos dias, a previsão climática de consenso dos próximos dois meses, ou seja, entre janeiro e fevereiro, é de que as precipitações fiquem dentro do normal, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
Para os próximos dias, a estimativa é de pancadas de chuva por todo o estado, como já é observado desde esta quarta-feira, dia 21, por conta da formação de um Vórtice Ciclônico de Ar Superior com centro sobre o Oceano Atlântico, nas proximidades do litoral do Nordeste. Este sistema já trouxe precipitações sobre o Piauí, Maranhão e Ceará e algumas precipitações em Pernambuco e na Paraíba.
Em Natal, entre o período entre os dias 23 e 27 de dezembro, a previsão é de nebulosidade variável com chuva a qualquer hora do dia. Nas demais áreas do estado, os próximos dias serão de pancadas de chuva localizadas.
Durante a semana, a média de chuvas ocorridas no estado ficaram entre valores estimados entre 30mm e 50mm. As chuvas dos últimos dias foram causadas pelos sistemas meteorológicos que transitam sobre a região, como os Vórtices Ciclônicos de Ar Superior e restos de Frentes Frias. Esses sistemas são de baixa previsibilidade climática, só podendo ser previstos com alguns dias de antecedência, dificultando a análise do comportamento das chuvas para esse período.