sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Sobe para 20 o número de cidades em colapso de abastecimento no RN

Em Carnaúba dos Dantas, moradores precisam recorrer à água suja que é fornecida no chafariz público da cidade (Foto: Anderson Barbosa/G1)
Vinte cidades potiguares estão em colapso de abastecimento de água. É o que apontam os dados do boletim de abastecimento da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). Segundo a companhia, o número de cidades sem nenhum tipo de fornecimento regular de água aumentou nesta quinta-feira (15) em consequência da estiagem prolongada de chuvas no estado.
Os municípios que entraram em colapso nesta quinta foram Paraú, Triunfo Potiguar, Campo Grande, Janduís, Messias Targino e Patu, todos atendidos pela Adutora Arnóbio Abreu. Já estavam sem abastecimento as cidades de Almino Afonso, Antônio Martins, Francisco Dantas, Frutuoso Gomes, João Dias, Luís Gomes, Marcelino Vieira, Martins, Paraná, Pilões, Rafael Fernandes, São Miguel, Serrinha dos Pintos e Tenente Ananias.
Apesar da estiagem e do baixo nível de água nos reservatórios do estado, a Caern estima que em 60 dias o caso das cidades incluídas na lista nesta quinta seja solucionada. O prazo seria o tempo necessário para que a companhia realoque o ponto de captação de água no Rio Piranhas Açu, no município de Jucurutu, para retomar o abastecimento.
Além das cidades em colapso, outras 73 estão com o fornecimento de água sendo garantido por meio de rodízio. Ao todo, 153 municípios potiguares estão em situação de emergência por causa da falta d’água.
Seca Verde
Em julho, o G1 publicou várias reportagens sobre os efentos da seca no estado. Entitulada ‘Seca verde marca quinto ano seguido de estiagem severa no RN’, a série mostrou a dura realidade do sertanejo, que faz da busca por água uma árdua rotina.