segunda-feira, 27 de junho de 2016

Mais 34 bibliotecas rurais serão implantadas no RN

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, através da Secretaria de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária (Seara), fará a entrega de 34 bibliotecas rurais para 16 municípios da região do Seridó. A solenidade será nesta terça- feira (28), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN (IFRN) de Currais Novos, às 9h.
Deste total, 20 bibliotecas serão do Programa de Biblioteca Rural Arca das Letras e 14 serão minibibliotecas rurais, fruto de parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Programa de Minibibliotecas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
O Arca das Letras é um programa de bibliotecas rurais e de formação de agentes de leitura coordenado pela Secretaria de Reordenamento Agrário (SRA) do MDA, e no Rio Grande do Norte é executado pelo Governo do Estado, através da Seara. Ele tem como objetivo fortalecer as respectivas iniciativas de incentivo à leitura no meio rural e, principalmente, de oferecer aos seus beneficiários, uma gama de conteúdos diversos que contribuam com as estratégias locais de incentivo à leitura e à inclusão produtiva.
Os municípios beneficiados com a ação são: Caicó, Acari, Jardim de Piranhas, Cerro Corá, Florânia, Lagoa Nova, Carnaúba dos Dantas, Jucurutu, Bodó, Currais Novos, Santana do Seridó, São João do Sabugi, Santana do Matos, Tenente Laurentino, Timbaúba dos Batistas e Jardim do Seridó.
O Programa beneficia diariamente milhares de famílias do campo, formadas por agricultores familiares, assentados da reforma agrária, comunidades de pescadores, remanescentes de quilombos, indígenas e populações ribeirinhas.
O RN é o quarto estado brasileiro com mais bibliotecas implantadas. Dos 167 municípios potiguares, 117 já foram beneficiados pelo Programa Arca das Letras. São mais de 700 bibliotecas rurais implantadas, com um acervo de livros superior a 58 mil, que beneficiam aproximadamente 150 mil famílias de agricultores.