sábado, 28 de maio de 2016

RN é o segundo estado menos endividado do Brasil, aponta levantamento

dinheiro
Um levantamento feito pelo jornal Folha de S. Paulo mostra que o Rio Grande do Norte é o segundo estado da Federação menos endividado, atrás apenas do Amazonas. A reportagem mostra que os estados sofrem mais diretamente que o governo federal o impacto da crise orçamentária.

Na lista, o Rio Grande do Norte figura com uma dívida que representa 9% da receita anual, em 2015. Os estados mais endividados são Rio Grande do Sul (216,30%), Rio de Janeiro (201,10%) e Minas Gerais (198,70%). Os números representam percentuais da receita anual, em 2015. Os números são do Tesouro Nacional, Banco Central, governos estaduais e Compara Brasil.
Enquanto a União consegue se endividar no mercado financeiro e postergar as medidas mais amargas de ajuste, os governos estaduais dispõem de poucas opções para equilibrar suas contas –além de elevar tributos e atrasar pagamentos quando falta dinheiro no caixa.
O Levantamento feito pela Folha aponta que praticamente todos os governadores enfrentam hoje algum tipo de fragilidade fiscal, seja queda de receita, contas no vermelho, endividamento ou gastos com pessoal em excesso. Ou seja: mesmo quem aparece melhor nas estatísticas enfrenta problemas no cotidiano.