quinta-feira, 12 de maio de 2016

General que comandou ocupação da Maré assume Segurança no RN

General Lundgren falou sobre a atuação das Forças Armadas na Maré (Foto: Cristiane Cardoso / G1)
O general de Brigada Ronaldo Pierre Cavalcanti Lundgren, que comandou a ocupação do Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, vai assumir a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Rio Grande do Norte. O Governo do Estado emitiu nota na noite desta quarta-feira (11) anunciando a mudança em oito pastas. O oficial da reserva do Exército e os outros novos sete auxiliares do governador Robinson Faria tomam posse na sexta-feira (13).
O genral Lundgren é nascido no Recife e possui graduação pela Academia Militar das Agulhas Negras. Ele é mestre em Estudos Estratégicos pelo US Army War College e doutor em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército.
Além de comandar a invasão do Complexo da Maré, o general foi observador militar da ONU em Angola; comandou o 22º Batalhão de Infantaria, em Palmas; o Batalhão Brasileiro no Haiti; a 3ª Brigada de Infantaria Motorizada, em Goiás. O general Lundgren também participou do planejamento e da condução de operações de segurança como a Copa das Confederações da FIFA 2013, a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro em 2013; e a Copa do Mundo da FIFA em 2014. Ele foi transferido para a reserva em março de 2015.
Outras mudanças
O governador Robinson Faria também vai promover mudanças em outras sete secretarias de estado: Justiça e da Cidadania (Sejuc), Agricultura (Sape), Assuntos Fundiários (Seara), Mulher (SPM) e Administração (Searh), além das diretoras-gerais da Fundação José Augusto (FJA) e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). “Tenho convicção de que estes nomes virão se somar ao nosso trabalho, com muita disposição, empenho e comprometimento”, destacou Robinson Faria, na nota divulgada pelo Governo.
Os novos secretários de estado são:
– Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc) – Wallber Virgolino da Silva Ferreira, paraibano, delegado da Polícia Civil da Paraíba há 11 anos.
– Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape) – Guilherme Moraes Saldanha, formado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Rural do Semiárido, é empresário rural no setor de agricultura irrigada.
– Secretaria de Estado de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária (Seara) – Raimundo da Costa Sobrinho, já esteve à frente da pasta no primeiro ano de gestão do governador Robinson Faria. Antes disso, ocupou o cargo de delegado Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Rio Grande do Norte.
– Secretaria de Política para as Mulheres (SPM) – Flávia Pontes Montenegro, possui graduação em Administração com ênfase em Marketing pela Universidade Potiguar.
– Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos (Searh) – Cristiano Feitosa, procurador do Estado, deixa a Secretaria da Justiça e da Cidadania (Sejuc).
– Fundação José Augusto (FJA) – Isaura Rosado, formada em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFCE) e doutora em Sociologia da Educação pela Universidade de Salamanca, na Espanha.
– Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) – Cátia Lopes, economista, mestre em engenharia da produção na área de Gestão Ambiental.

G1 RN