sábado, 30 de abril de 2016

Enfiar o dedo no nariz pode fazer bem à saúde

Provavelmente sua mãe tinha um argumento pronto para gritar quando você, ainda pequenininho, insistia em passear com seu dedo por dentro do nariz. E com toda razão, afinal, é um hábito bem desagradável, não? Mas talvez ela e as convenções sociais estejam enganadas. Um bioquímico canadense acredita que tirar muco do nariz e COMÊ-LO (urgh) fortalece o sistema de defesa do corpo.
dedo-no-narizPara provar, o professor Scott Napper quer convidar estudantes da Universidade de Saskatchewan, no Canadá, para alguns testes. A ideia é dividir os voluntários em dois grupos: uma turma vai passar um tempo tirando meleca do nariz e a outra não. Depois eles vão analisar o sistema imunológico de cada um.
Napper acredita que quando comemos o muco levamos de volta ao corpo alguns germes inofensivos. Aí o sistema de defesa do organismo volta a trabalhar e intensifica a proteção contra alguns tipos de alergias. “Nós evoluímos em condições muito sujas e talvez esse desejo de manter o ambiente e nossos comportamentos bem limpos, esterilizados, não nos favorece muito”, diz Napper.