quinta-feira, 17 de março de 2016

Com gritos de "Lula na cadeia", manifestantes se concentram no Congresso

Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Protesto contra a nomeação do ex-presidente Lula para a Casa Civil teve início em frente ao Palácio do Planalto.
Após a nomeação do ex-presidente Lula para ministro-chefe da Casa Civil, centenas de manifestantes contrários ao governo da presidente Dilma Rousseff realizaram uma manifestação em frente ao Palácio do Planalto. Depois da concentração no final da tarde desta quarta-feira (16), o grupo se dirigiu para o Congresso Nacional.
Com gritos de "Lula na cadeia" e "Renuncia", cerca de 4 mil pessoas ocuparam os gramados da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. 
ProtestoPlanalto2
O início da manifestação foi pacífica, mas no final da noite as polícias Legislativa e Militar precisaram utilizar bombas de efeito moral para conter os manifestantes e tentam isolar o prédio. O processo de isolamento do Congresso só começou após os manifestantes já terem chegado ao gramado da Casa. Entretanto, até momento, nenhum caso mais grave de violência foi registrado.

Um outro grupo em menor número também se manifesta a favor da presidente e do líder petista, mas não houve até o momento registro de confronto entre os grupos distintos.
A frente do Palácio do Planalto recebeu reforço do Exército, através do Batalhão da Guarda Presidencial. O número de seguranças civis também recebeu incremento.