terça-feira, 15 de março de 2016

Após reforma CDP de Santa Cruz aguarda a desinterdição

Como já noticiado, o CDP (Centro de Detenção Provisória) de Santa Cruz,após uma rebelião no mês de novembro de 2015, foi totalmente destruído pelo detentos. Antes mesmo desse episódio o CDP estava interditado pelo poder judiciário, não recebendo detentos, mesmo assim com uma super lotação. 

FOTOS: APÓS A REBELIÃO

Em meio as noticias de violência que assolam o Estado e também nossa Região, um boa Noticia para a segurança.

Com o retorno do Diretor Eston de Freitas, a menos de um mês o CDP de Santa Cruz foi reformado,. “Segurança se faz com ações, inteligência e com apoio dos poderes, não com truculência e autoritarismo. Contamos com a ajuda valorosa do Secretario da SEJUC o Dr. Cristiano Feitosa, do Deputado estadual Tomba, da Prefeitura Municipal, na pessoa da Prefeita Drª Fernanda Costa, do Secretario de Obras o Senhor Nogueira, além de comerciantes locais, do AGPEN João Paulo, de membros da comunidade, dos Delegados e policias da 9ªDRP e da Policia Militar,... todos esses nunca se furtaram em ajudar prontamente, e com esse bom relacionamento conseguimos a realização dessa primeira etapa da reforma” Diz o Diretor;

Ainda segundo Eston de Freitas, a reforma inicial foi realizada nas celas que foram totalmente destruídas, “A segunda Etapa será a construção de uma ala para os presos semiabertos, e uma reforma na estrutura administrativa e fachada”. Avalia o diretor.

O CDP agora só aguarda a desinterdição pelo poder judiciário e o sinal verde da secretaria de Justiça e Cidadania para o recebimento de apenados da comarca de Santa Cruz/RN –“Acreditamos que isso ocorra ate o fim do mês” revela o diretor;

“Apesar da dificuldade,mas com o apoio que recebemos, estamos tentando ajudar a segurança de nossa cidade.... por se tratar de um CDP , os apenados são provisórios, presos que aguardam julgamento. O fato de hoje esses apenados terem um local mais salubre para cumprir sua pena, e seus familiares serem melhor atendidos, não será motivo para ser tolerado nenhum tipo de depredação do patrimônio público, isso ocorrendo, serão encaminhados de imediato a Autoridade Policial e autuados;" pontua o diretor.

O CDP de Santa Cruz se localiza no Bairro do DNER, e tem capacidade para 40 presos provisórios.

Fotos após a reforma:




Fonte: Blog do Heriberto Rocha