quinta-feira, 31 de março de 2016

Açudes e reservatórios potiguares começam a sangrar com chuvas das últimas horas

Foto: Blog A Fonte

As chuvas das últimas 24h têm sido recebidas com alegria em muitos municípios do Rio Grande do Norte. O açude Mamão, da cidade de Equador transbordou com as precipitações registradas no município. Segundo os moradores, o reservatório não sangrava há 12 anos.

A barragem da Pedra Lavrada, localizada em Jardim do Seridó, também está sangrando. A região seridoense potiguar registrou nesta quarta-feira (30) chuva de mais de 100 milímetros. A região sofre com os efeitos da pior dos últimos 100 anos no sertão norte-riograndense.

Cerca de 153 municípios do estado se encontravam em situação de emergência na última semana e 17 cidades estavam em colapso, ou seja, água só com a ajuda de caminhões pipa ou de poços artesianos.

De acordo com a Emparn, a quinta-feira (31) será de céu parcialmente nublado a claro com pancadas de chuva em todo o estado. A temperatura máxima pode chegar a 37°.

Natal –       Max 29°       Min 24,1°

Mossoró – Max 36,5˚C  Min 25,8˚C

Caicó –       Max37˚C      Min  24,8˚C

Macau –     Max 37,1˚C  Min 25,9˚C

Sitio Novo-  Max 37˚C  Min 24˚C

Chuva nos próximos dias


Segundo o Climatempo, as nuvens carregadas que se espalharam pela costa norte do Nordeste, entre o Rio Grande do Norte e o Maranhão, são da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) que se intensificou no extremo norte do Brasil. Outras áreas de nuvens se formaram sobre o mar na costa leste do Nordeste, e avançaram para o litoral espalhando a chuva que podem atingir o estado.

Pelo menos até amanhã (1º), estas áreas de instabilidade vão continuar ativas pelo litoral do Nordeste provocando pancadas de chuva frequentes, às vezes com moderada a forte intensidade.

Do Portal no Ar
Foto: Barragem Pedra Lavrada, em Jardim do Seridó (Foto: Blog A Fonte)