segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Anticoncepcional masculino pode chegar ao mercado em 2017

Uma nova forma de tratamento contraceptivo pode chegar ao mercado no ano que vem. Trata-se de um anticoncepcional masculino. O Vasalgel, desenvolvido pela ONG norte-americana sem fins lucrativos Parsemus Foundation, já está em fase avançada de testes.

O Vasalgel é um gel de polímero injetado nos vasos deferentes,canais que transportam os espermatozóides.. O medicamento tem como objetivo atingir resultados semelhantes aos da vasectomia, mas sem intervenção cirúrgica..

De acordo com informações divulgadas pela própria Parsemus Foundation em seu site oficial, o gel injetável é colocado no interior dos vasos deferentes. O gel formaria uma camada semipermeável, que funcionaria como uma barreira nas paredes desses canais. Muito grandes para cruzarem essa barreira, os espermatozoides acabariam reabsorvidos pelo corpo do homem.

Já para reverter a aplicação do anticoncepcional masculino, seria necessária apenas uma nova aplicação da injeção. Assim, o homem conseguiria expelir o gel que bloqueava os vasos deferentes.

O primeiro ensaio clínico do Vasalgel está previsto para o ano de 2016, de acordo com a Parsemus Foundation. No entanto, mesmo após a conclusão e a aprovação dos testes em seres humanos, ainda deve demorar mais de um ano até que o produto chegue ao mercado.

A história do método

O Vasalgel é baseado em um trabalho contraceptivo desenvolvido na Índia, também por meio de um polímero, e que se encontra em fases avançadas de testes. Até o momento, apenas moradores locais têm sido escolhidos para os testes, e estudos formais de reversibilidade por ora são realizados apenas em animais.

Desde 2010, a Parsemus Foundation tem trabalhado no desenvolvimento do gel para o resto do mundo. Em 12 meses iniciais, quando os testes foram feitos com coelhos, não foram encontrados espermatozoides a partir da segunda amostra O fluxo de esperma também voltou rapidamente nos animais que expeliram o produto.