segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Futebol: CBF proíbe Primeira Liga, mas clubes mantêm calendário

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) publicou hoje (25) resolução que veta a criação da Primeira Liga, que a entidade identifica como Copa Sul-Minas-Rio, em 2016. A liga tem início previsto para esta quarta-feira (27). A competição reúne clubes de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e foi formatada em 2015.

Segundo a CBF, a competição enfrenta impedimentos legais e não está prevista no calendário nacional de competições para 2016. “[São] obstáculos intransponíveis de ordem técnica e das normas constantes do ordenamento jurídico desportivo estadual, nacional e internacional, para que a competição seja realizada no ano de 2016”.

A confederação argumenta que convocou os clubes envolvidos para realizar a competição em 2017 e que não fará oposição à criação da liga. A entidade reafirmou que admite a realização de jogos amistosos até 30 de janeiro, dentro do período de pré-temporada.

A Primeira Liga divulgou nota informando que os jogos desta quarta (27) e quinta (28) estão mantidos e que “não existe a necessidade legal de buscar-se prévia autorização para a realização dos jogos que estão programados até o dia 31 de março”. A assessoria de imprensa do Cruzeiro informou que o presidente do clube e da Primeira Liga, Gilvan Tavares, ainda não vai se pronunciar sobre o assunto e confirmou que a programação do clube para o seu jogo de estreia na competição está mantida.